Apresentação das pessoas

Este vídeo foi dublado em polonês: https://youtu.be/gsHzi0IwEzo

Quem são Darius, Haggai, Zorobabel e Joshua?

Neste segundo vídeo, vamos examinar as quatro pessoas apresentadas no primeiro versículo do livro de Ageu. Com este vídeo, a introdução do livro de Ageu será completada.

Ageu 1:1

O livro de Ageu, para hoje!

Vamos aproveitar alguns momentos para apresentar as pessoas que nos são mencionadas no primeiro versículo.

“No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote” (Ageu 1:1).

Dario

Esse rei Dario não é Dario, o Medo, que encontramos no livro de Daniel. Mas é Dario, rei da Pérsia, conhecido como Darius I. Esse rei também é mencionado nos livros de Esdras e de Zacarias. Ele reinou de 522 a 485 a. C. O segundo ano de seu reinado nos coloca por volta de 520 a.C.

Ageu

Veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu.

Quem é Ageu?

Na realidade, temos muito pouca informação sobre ele. Vemos seu nome aparecer em Esdras 5:1 e 6:14, onde aprendemos que ele e “Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá, e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram”, e que “os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido.”

Ageu é o primeiro profeta do período pós-exílico, o segundo sendo Zacarias, que profetizou dois meses depois.

O nome de Ageu significa "minhas festas". É interessante pensar que as festas do Senhor não poderiam ser celebradas sem o templo. O chamado para reconstruí-lo permitiria mais uma vez as celebrações após 70 anos de exílio. Podemos notar de passagem que a inauguração do segundo templo ocorreu 70 anos após a destruição do primeiro.

Alguns acreditam que Ageu teria visto o primeiro templo, baseado no versículo 3 do capítulo 2, onde ele pergunta: “Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos?” (Ageu 2:3) Se de fato Ageu vira o primeiro templo, isso significa que ele teria cerca de 75 anos de idade no início de seu ministério, assumindo que tinha 10 anos de idade no momento da tomada de Jerusalém. Mas é igualmente possível que esta palavra do Senhor não tenha nenhuma conexão com o fato de Ageu ter visto ou não o primeiro templo.

Por fim, aprendemos com alguns comentários sobre o livro de Ageu que seu estilo literário era simples em comparação com outros profetas. Embora fosse simples, foi no entanto eficaz, pois estas foram as palavras e a missão que lhe foram dadas pelo Senhor seu Deus (1:12; Esdras 5:1).

Aqui está uma pequena palavra de encorajamento. Não olhemos para nossas habilidades nem nos comparemos com os outros. Mas asseguremo-nos de fazer bem, e humildemente, o que o Senhor nos pediu para fazer. Os olhos não devem estar voltados para o servo, mas para o mestre. Ageu pode ter sido um homem simples, por seu estilo, mas Deus o usou, por seu Espírito, para fazer um grande trabalho nos corações. E isto é o que todo verdadeiro servo de Deus deseja: que Deus trabalhe nos corações, e que a glória seja somente dele. O que é apropriado para o servo, depois de ter feito o que lhe foi pedido, não é chamar a atenção para si, mas dizer o que lemos em Lucas 17:10: "Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer".

Zorobabel

Zorobabel, filho de Sealtiel, também chamado de Sesbazar, foi um dos chefes que voltou da Babilônia para Jerusalém, e ele era o tirsata (Esdras 2:63, ARC), o governador de Judá.

A inscrição genealógica em 1 Crônicas 3, versículos 18 e 19, é bastante difícil de entender. É o único lugar onde lemos que Pedaías foi o pai de Zorobabel. Pedaías era o irmão de Sealtiel, e o pai deles era o rei Joaquim. Há várias explicações possíveis, uma delas é que seja um erro de copista, mas aqui estão outras duas que são prováveis. Ou Pedaías era o pai de Zorobabel, e Zorobabel foi adotado por Sealtiel. Ou Sealtiel morreu sem filhos e Pedaías, seu irmão, tomou o nome do falecido casando-se com a viúva de Sealtiel, como encontramos na lei, em Deuteronômio capítulo 25, versículos 5 a 10. Segundo essas duas hipóteses, Pedaías seria o pai biológico de Zorobabel. Mas, mais uma vez, é difícil saber exatamente o que aconteceu.

É também muito interessante notar que Zorobabel — assim como Sealtiel — pode ser encontrado nas duas genealogias do Senhor Jesus: na linhagem de José no Evangelho segundo Mateus, e na linhagem de Maria no Evangelho segundo Lucas.

Zorobabel é assim um representante, embora frágil, da realeza, e será usado como um tipo do Messias na última mensagem profética de Ageu, assim como pelo profeta Zacarias, no capítulo 4 de seu livro.

Josué

Josué, também chamado Jesuá, filho de Jozadaque, era o sumo sacerdote.

Em 1 Crônicas 6:15 lemos que Jeozadaque foi deportado para a Babilônia, enquanto seu pai, Seraías, o primeiro sacerdote, foi morto por Nabucodonosor (2 Reis 25:18-21; Jeremias 52:24, 27).

Quanto a Seraías, avô de Josué, lembramos que o rei Jeoiaquim tinha pedido a ele e a outros que se apoderassem do profeta Jeremias e do escriba Baruque; mas o Senhor os tinha protegido (Jeremias 36:26).

Voilà! Isto completa a apresentação das pessoas que encontramos neste primeiro versículo do livro de Ageu.

Anterior Próximo